sexta-feira, 15 de março de 2013

PROFESSOR ORIENTADOR DE CONVIVÊNCIA

A escola deve ser em conjunto com a comunidade, a promotora do projeto de educação integral de modo a favorecer a complementaridade entre os diferentes agentes e espaços educativos, um novo contrato social na educação. Princípios que norteiam o Ensino Médio Inovador, tempo e espaço destacam-se na promoção deste. O tempo assumindo uma aprendizagem de elaboração e reelaboração, realização de múltiplas experiências, tentativas e buscas. E espaço, por meio de planejamento interdisciplinar e projetos voltados para a inserção social do aluno, proporcionando a construção de aprendizagem em outros espaços educativos, experiências, fora de seu espaço formal, tais como: saída de campo; atividades nos diversos laboratórios; atividades culturais e esportivas; atividades de inclusão virtual e língua estrangeira, etc. É nesse contexto que a figura do professor Orientador de Convivência se insere. Elo entre educadores, pais e alunos, ajudando, administrando a movimentação deste tempo/espaço. Diretamente com os alunos, também os ajudando em seu desenvolvimento pessoal e acadêmico em parceria com os professores, com a escola, na mediação deste espaço e tempo, organizando-os, orientando, dialogando, intermediando conflitos escolares, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

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